O Dia Internacional Nelson Mandela foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, em reconhecimento à contribuição do sul-africano para a cultura da paz e da liberdade. A comemoração ocorre na data de nascimento do ativista, morto em 2013.

Nelson Rolihlahla Mandela (nascido em 18 de julho de 1918) teve atuação forte contra o apartheid e foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, sendo também o primeiro negro a ocupar o cargo no país. Mandela pôs fim ao regime de Apartheid, que vigorou no país por 44 anos, e que consistia em um regime jurídico de segregação racial, separando brancos e negros, e negando a população negra sul-africana uma série de direitos.

Pelo seu trabalho de luta pelos direitos humanos e igualdade entre as diferentes raças e etnias, Mandela recebeu mais de 250 prêmios e condecorações, incluindo o Nobel da Paz em 1993. A partir de então, todo dia 18 de julho – data do aniversário de Nelson Mandela – celebra-se a proteção dos direitos humanos, a igualdade entre as raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.