Uma das principais maneiras de conseguir um bom desempenho nas provas do ENEM é se preparar o quanto antes e preparar uma rotina de estudos e muito treino. Pensando nisso, o Colégio Mérito D’Martonne separou algumas dicas muito interessantes do Brasil Escola para te ajudar a se organizar e preparar para o exame!

1. Conheça o Conteúdo Programático das provas;

2. Organize um cronograma de estudos

É preciso prever quanto tempo por dia vai dedicar aos livros e ser disciplinado, cumprindo as horas estipuladas. O estudante pode, por exemplo, dividir as matérias: na segunda, matemática; na terça, história, e assim por diante.

3. Priorize as matérias que você tem mais dúvidas

Se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior. Por isso, é importante listar os conteúdos mais complexos e empenhar-se para assimilar essas matérias.

4. Dedicação

Se vai estudar sozinho ou nas aulas de um cursinho pré-vestibular, não importa. O que conta é o nível de empenho que vai existir. Nas aulas, o ideal é que o estudante não falte; em casa, é preciso ter concentração para cumprir a rotina.

5. Estude em grupos

A técnica de estudar em conjunto estimula os estudantes a trabalharem em equipe, além de favorecer o respeito ao outro. Outra vantagem do estudo em grupo é que todo mundo se ajuda.

6. Faça as provas de exames anteriores

Testar os conhecimentos é tem grande valor durante os estudos. Realizando provas anteriores, é possível prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão e, assim, direcionar os estudos.

7. Treine a redação

O peso desta prova é grande, por isso, é preciso estar bem preparado. Veja quais são as modalidades cobradas na prova e teste suas argumentações.

8. Mantenha-se atualizado

É comum que os vestibulares e o Enem deem ênfase a temas atuais. Por isso, é de fundamental importância que os estudantes estejam atentos às principais notícias e atualidades.

9. Procure fontes alternativas

Se o estudo com livros ficar massante, é possível buscar uma fonte alternativa de pesquisa. A internet pode ajudar nesse aspecto, desde que não substitua totalmente o contato com as principais bibliografias.

10. Cuide da saúde

Ninguém consegue se dar bem em nenhum trabalho se estiver doente, então, o cuidado com a saúde é outro aspecto fundamental dos estudos: faça pausas, alimente-se bem e pratique atividades físicas.

Fonte: Equipe Brasil Escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.