As aulas já voltaram e o ideal é que os pais e filhos já tenham uma rotina estabelecida, para se organizar nas atividades escolares e ter um bom rendimento. Pensando nisso, o Colégio Mérito D’Martonne pesquisou um material com dicas de como se organizar melhor nesse Volta à Aulas:

1) Estabeleça rotinas. Criar uma rotina diária é fundamental para as crianças cumprirem horários e responsabilidades. Se o seu filho estuda de manhã, o ideal é que ele vá pra cama mais cedo. Pela simples razão que, quanto mais tarde forem dormir, mais dificuldades terão para acordar (sem brigas) pela manhã.

2) Faça listas de tarefa e calendário de atividades. Coloque nelas tudo o que precisa ser feito, isso inclui tarefas simples como separar o material escolar e as atividades ao longo do dia, por exemplo. Já para as atividades do seu filho, você pode criar um calendário de papel ou cartolina e fixar no quarto ou num cantinho de casa.

4) Evite atrasos. Se você mora longe da escola, procure sair minutos mais cedo de casa para seu filho não chegar atrasado. A dica é simples, mas faz muita diferença no nível de estresse do dia a dia.

5) Organize o cardápio semanal. Se o seu filho leva lanchinho para a escola, monte um cardápio semanal com os alimentos que serão colocados na lancheira de segunda a sexta.

6) Prepare o café da manhã com antecedência. Ou, pelo menos, parte dele! Separe um cantinho para essa refeição na sua cozinha, colocando os itens que fazem parte do cardápio, para deixar suas manhãs mais práticas. Uma bandeja decorada, por exemplo, é ótima para ajeitar isso e vai deixar a cozinha pra lá de charmosa.

7) Aposte numa agenda de papel para os grandinhos. A agenda de papel é um ótimo começo para ensinar o seu filho se organizar. Peça para ele anotar diariamente as tarefas importantes, compromissos e datas especiais.

8) Tenha um cantinho de estudos. É legal destinar um espaço especialmente para essa finalidade. Uma mesa, uma cadeira confortável e iluminação adequada já bastam para aumentar o conforto e a produtividade do seu filho. Para manter a organização da mesa, deixe apenas os itens de uso diário e organize a mesa diariamente.


Fonte: Revista Crescer | Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.